segunda-feira, 18 de julho de 2011

REMATRÍCULA: OS EFEITOS DA GREVE COMEÇAM A SER SENTIDOS

Nós, técnicos-administrativos em educação, reivindicamos uma POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO dos servidores por parte da instituição que, através de seus instrumentos administrativos, apenas tratam de controlar o servidor. Dentre as medidas de controle, evidencia-se a omissão da categoria nos documentos que regem a universidade, como o Regimento Geral e o Plano de Desenvolvimento Institucional

A mais recente constatação dessa omissão diz respeito ao processo de rematrícula. A instituição, por meio da “estratégia de gestão” que inclui o atendimento por estagiários sem supervisão, agendou a rematrícula em meio à greve dos servidores, não tendo garantia que pudesse ser levada a efeito sem a participação da categoria. Isto porque, o processo de rematrícula não se encerra na escolha das disciplinas. Os efeitos desta decisão viriam a ser sentidos posteriormente, com o agravante de ter gerado expectativas que não poderiam ser atendidas.

A administração demonstra o equivoco da estratégia adotada ao propor aos servidores a retomada das atividades para efetivar a rematrícula a apenas dois dias da data agendada, processo que envolve pelo menos dois meses de intensas atividades, testes e acompanhamento.

A proposta foi analisada em assembleia e considerada mais uma iniciativa que desrespeita o trabalho técnico-administrativo e demonstra que os efeitos da greve tornam-se evidentes.

Soma-se a isso o fato que, apenas aos 24 dias de greve na UNIFESP, a administração concordou em abrir comunicação com os comandos locais, já que acreditava que pudesse contornar o problema da rematrícula.

Reafirmamos que estamos dispostos a discussão e a contribuirmos com a instituição para que os trabalhos sejam executados primando sempre pela qualidade dos serviços prestados. E é pela busca da qualidade e valorização de nosso trabalho que NOS MANTEREMOS EM GREVE O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO.

O cenário atual mostra que se não houver, por parte da administração, uma postura que demonstre disposição para a valorização da categoria, o semestre letivo poderá ser comprometido.

Comando de greve da
EFLCH – Campus Guarulhos

5 comentários:

  1. Essa própria rematrícula, q tem uma dinâmica extremamente permissiva e insana, é um desrespeito aos servidores, que tem de pôr ordem nesse verdadeiro caos que se cria pela falta de planejamento nas regras desse processo e q sofre por ter de utilizar um sistema informatizado totalmente inadequado à nova realidade da Universidade q já vai fazer 6 anos de sua implantação.
    Essa rematrícula é um desrespeito ao discente tb, q acaba percorrendo um caminho muito mais tortuoso do q o necessário e desejável até sua formatura de fato.

    É lamentável termos de aceitar decisões arbitrárias, tomadas pelos nossos dirigentes muito provavelmente em momentos de pura iluminação (quem aprovou essa rematrícula permissiva do jeito q está? quem aprovou o banco de horas? etc...). O novo regimento pode ser a oportunidade para criarmos instrumentos democráticos q tenham o poder de coibir essas práticas.

    ResponderExcluir
  2. Gente que merda é aquela de Rematrícula da Unifesp, todos anos eles mudam, desse jeito não dar, agora ter que entregar papelzinho, é foda, no século XXI, com internet, tablet, temos ainda que ter a burocratização do serviço público, deviam ter deixado igual a o ano passado, e podermos escolher as matérias a serem cursadas, diretamente no sistema, não termos que entregar papel com essas opções.

    ResponderExcluir
  3. Isso não justifica, alias será pior, já imaginou o tando de papel e a fila que vai ter para entregarmos essa merdas, isso se ele conseguirem digitar no sistema as nossas opções de UCs, já estou até vendo, segundo semestre iniciando sem lista de chamada, pessoas com matriculadas em UCs que não solicitaram, não é atoa que eles pedem para guardamos um cópia do maldito formulário.

    ResponderExcluir
  4. Não sou contra a Greve, alias acho-a muito justa, diante do que o Governo Federal quer fazer com a categoria, mas coitados, só terão mais trabalho, já imaginou o tando de rematrículas manuais, terão que fazer, no mais, a Unifesp achou um maneira de nos rematricular, que fosse a correta, tivesse aguardo o desfecho da Greve, ou tivessem achado um jeito para que isso acorresse mesmo com a greve, sei lá, visto que liberaram o site e as rematriculas estão sendo feita, quer dizer só a confirmação, o que não concordo, e deixe claro no post acima é com a burocratização, o desnecessário formulário, que no meu ponto de vista, só trará problemas depois.

    ResponderExcluir
  5. Ué, a culpa do famigerado "formulário" é do próprio Sr. Diretor, que finge que não há greve na Unifesp Guarulhos, ou pior, acha que os servidores técnico administrativos são desnecessários, porque ele acredita que as matrículas acontecerão normalmente sem eles, até garante aos alunos que tudo sairá perfeitamente. Faz-me rir, puro engano, semana que vem ele sentirá na pele. Boa sorte pra ele!

    ResponderExcluir